Lançamento acontece em live no dia 7 de junho no instagram @observatoriochega

Chega! Observatório Unisanta da Violência contra a Mulher completa dois anos no mês de junho e lança o primeiro concurso de crônicas, contos e haicais com a temática “Todas as Mulheres do Mundo”. Com o mesmo tema também haverá mostra de postais de colagem digital e tradicional.

O regulamento será divulgado em live no dia 7 de junho (segunda-feira), às 19 horas, com participação das idealizadoras do projeto Márcia Okida, Raquel Alves e Nara Assunção que conversam com convidadas especiais.

Segundo as professoras, a temática é uma referência à música de Rita Lee, que fala sobre os vários tipos de mulheres que podem coexistir dentro de cada uma de nós. Cada mulher é uma história e todas essas histórias têm um ponto em comum.

O concurso é uma oportunidade de humanizar cada número nas estatísticas de feminicídio, de dar uma identidade a cada registro de agressão nas delegacias de mulheres espalhadas pelo país e também de lançar luz às muitas narrativas de medo, dor e resiliência transitam diariamente pelas ruas, viajam no transporte público, frequentam as academias, praças e cozinhas de restaurantes.

Sobre o Chega!

Em dois anos de atividades, a equipe do Observatório – em parceria com diferentes disciplinas dos cursos de Jornalismo e Produção Multimídia – produziu uma série de reportagens, disponíveis no site www.observatoriochega.com.br, além de uma pesquisa inédita para mapear a percepção de estudantes universitários sobre os processos de violência contra a mulher.

Mensalmente o Chega! coloca no ar um podcast discutindo questões relevantes para as mulheres dispostas a repensar sua condição na sociedade. Tem também muita arte, estampada em cartazes, ensaios fotográficos e ilustrações produzidas pelos alunos da Unisanta e publicadas nas redes sociais para alertar sobre a violência contra mulher, que aumentou ainda mais em tempos de pandemia.

É um projeto multidisciplinar, que visa informar, mapear e ampliar o debate público a respeito da violência contra a mulher na Baixada Santista. Com o suporte um site de conteúdo jornalístico e ensaios artísticos produzidos por alunos e ex-alunos da Unisanta, o Observatório tem a mediação de professores dos cursos de Jornalismo e Produção Multimídia.

Para o segundo semestre deste ano, o observatório passará por mudanças estruturais, que serão divulgadas também durante a live, para ampliar ainda mais a participação dos universitários de todas as áreas.  

Os encontros são abertos a alunos e professores de todos os cursos da Unisanta e também a interessados que não tenham vínculo ou não com a Universidade. Acompanhe pelo site www.observatoriochega.com.br e pelo instagram e facebook @observatoriochega.

Escrito por

Chega Admin

Grupo de alunos, ex-alunos e professores da Universidade Santa Cecília – FaAC, metendo a colher para conectar pessoas, ideias e lutas, dispostos a contribuir com o debate público sobre a violência contra a mulher.